quarta-feira, 14 de outubro de 2009





SAGARANA


Caros amigos,

é com satisfação que anunciamos a presença on-line, a partir de hoje,

do n° 37 da revista Sagarana, em língua italiana, no endereço telemático

www.sagarana.net .

Este número, que é a edição especial comemorativa do 9° aniversário da nossa revista, traz uma entrevista exclusiva com o grande poeta americano Lawrence Ferlinghetti: a ele, aos seus 90 anos completados há pouco, é dedicada esta edição.

O editorial de Julio Monteiro Martins, “Il dilemma dell’artista” reflete sobre o sentido da publicação de Sagarana na Itália e sobre as dúvidas presentes na relação do artista e do escritor com o processo criativo e com o perigo de auto-censura nos tempos que correm.Sagarana traz também a seção “I Cortometraggi”, voltada para a videoarte e para as linguagens multimediáticas experimentais, e uma Mostra Virtual inédita com as pinturas de Guido Villa (Vercelli, 1943), chamada Migrantes: são imagens de impacto, capazes de provocar fortes emoções estéticas mas também políticas.

A seção Saggi , além da entrevista com Ferlinghetti, realizada pela poeta ítalo-americana Pina Piccolo, propõe reflexões de Jacques Lê Goff, Paul Polanski, Primo Levi, Jorge Luís Borges e Nadia Urbinati.

Em Narrativa são presentes contos e trechos escolhidos de romances de Thomas Mann, Giuseppe Berto, Gustave Flaubert, Marguerite Duras, Lucio Mastronardi e W. G. Sebald, além dos autores mais jovens Lourenço Cazarré, Nanni Balestrini, Junot Diaz e Ascanio Celestino.

Em Poesia, além de Ad alcuni piace la poesia, de Wieslawa Szymborska, estão presentes poesias de Giorgio Gaber e traduções inéditas de Philip Lamantia e de Bozidar Stanisic’. Na seção Gegner, publicamos o texto em três partes de Markus Mohr Tacito soccorso all’ombra del Reich, e a seção Nuovi libri apresenta entre outros um trecho do romance Tutto-mondo , de Édouard Glissant, recentemente publicado na Itália.

Neste mesmo endereço telemático poderão encontrar a seção Il Direttore atualizada, com o conto inédito Questione di sicurezza, de Julio Monteiro Martins, e na seção Scuola todas as informações sobre os projetos da Scuola Sagarana para o 2010, em Pistóia, na Itália. Ademais, na seção Archivi, estão disponíveis para leitura todos os números anteriores da revista e todas as "Lavagne del Sabato" publicadas até hoje em Sagarana.

Esperamos que os vídeos, as imagens, os ensaios, os contos, as poesias e os trechos de romances selezionados possam oferecer-lhes muitas horas de agradável leitura.

Cordialmente,

A Redação de Sagarana



Julio Monteiro Martins
no Palavrarte:

http://palavrarte.com/equipe/equipe_julio.php

------------------------------------------------------------------------------------------------