domingo, 21 de novembro de 2010

BOLETIM RETS

Caro/a leitor/a,
Confira algumas das notícias mais recentes da Rets:

A Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é de reflexão sobre a trajetória das pessoas afrodescendentes, suas origens, a riqueza e diversidade de sua cultura (parte fundamentalmente integrante da cultura brasileira), e sobretudo sua luta pela igualdade. Para lembrar essa data crucial de nossa história, reproduzimos um artigo de Alexandre Braga, Coordenador de Comunicação da UNEGRO (União de Negros Pela Igualdade), tesoureiro do FOMENE (Forum Mineiro de Entidades Negras), africanista e articulista de jornais no Brasil e África.
http://www.rets.org.br/?q=node/756
Políticas públicas e regulação de tecnologias da informação, comunicação e cultura
A edição mais recente da revista poliTICs traz artigos sobre experiências concretas que podem lançar luz sobre o desafio de se pensar em modelos de políticas públicas e regulação de tecnologias da informação, comunicação e cultura frente a digitalização dos meios e a convergência tecnológica. A poliTICs é uma publicação do Instituto NUPEF ? Núcleo de Pesquisa, Estudos e Formação.
http://www.rets.org.br/?q=node/744
Sociedade civil na luta contra as patentes pipelines
A ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids) está empreendendo uma campanha para fazer chegar às mãos dos Ministros do Supremo Tribunal Federal uma petição para que o tribunal julgue a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4234, declarando as patentes pipeline inconstitucionais. Essas patentes tiraram do domínio público centenas de medicamentos essenciais para doenças como Aids, esquizofrenia, câncer, entre muitas outras. Por causa destas patentes, a população brasileira não tem acesso a versões genéricas desses medicamentos.
http://www.rets.org.br/?q=node/754
Combate ao bullying
O Conselho Nacional de Justiça acaba de lançar a cartilha 'Bullying' para ajudar pais e educadores a identificar, prevenir e erradicar esse terrível fenomeno social nas suas comunidades e escolas. A cartilha contém 15 tópicos sobre o bullying e suas manifestações, que incluem orientações para pais e educadores lidarem com crianças que sofrem ou sofreram assédio moral. O material está disponível gratuitamente na Internet.
http://www.rets.org.br/?q=node/720
Prêmio Instituto Claro está com inscrições abertas
O Prêmio Novas Formas de Aprender e Empreender está em sua segunda edição e vai selecionar iniciativas transformadoras que usam as tecnologias para inovar na aprendizagem e no desenvolvimento comunitário. Ao todo, são R$ 150 mil em prêmios para que ideias inovadoras possam ser colocadas em prática ou aprimoradas.

http://www.rets.org.br/?q=node/745

Cordialmente,
Graciela Selaimen
Editora Rets
http://www.rets.org.br/

-------------------------------------------------------------------------------------------------