segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Fundação Nacional de Artes e a Aeroplano Editora

lançam juntas neste fim de ano

Tramas de Penélope,
da artista visual Regina Vater.

A edição bilingue – com textos em inglês e português – apresenta desenhos produzidos como estudos para instalações, entre 1969 e 2004.

Esta é a primeira vez que trabalhos de Regina, uma das embaixadoras da arte brasileira no mundo, são reunidos em um livro.

Na mitologia clássica, Penélope é a esposa que tece uma infinita colcha de tricô enquanto espera Ulisses voltar da Guerra de Troia. Regina produziu os desenhos de Tramas de Penélope também em ambientes de espera, como antessalas de consultórios médicos ou aeroportos. São estudos para instalações, alguns dos quais chegaram a ser concretizados durante mais de quarenta anos de carreira.
Reconhecida internacionalmente pelo envolvimento com a produção brasileira de artes visuais e pela forte ligação com expoentes do Concretismo no país, Regina Vater foi pioneira na produção de instalações no Brasil – a primeira foi em 1970, na Praia da Joatinga. Já estava presente sua motivação ecológica, antes que o tema tomasse papel central na agenda pública. A ecologia é o fio condutor de Tramas de Penélope, que traz referências à fauna e à flora brasileira, como no desenho Chovendo na roseira, inspirado em Tom Jobim.
“A instalação foi uma coisa muito natural para mim, porque sou arquiteta de formação e desenvolvi o que em arte se chama de olho interno. Consigo visualizar o que vai acontecer, todas as cores e formas, daí corro e anoto tudo no papel, ou no suporte que estiver mais próximo.” – explica a artista, que contou em Tramas de Penélope com artigo da Ph.D. em História da Arte Linda Henderson, professora da Universidade do Texas (EUA).




SOBRE A ARTISTA

Regina Vater é uma das maiores divulgadoras da arte brasileira no mundo
A diversidade de linguagens hoje presente nas artes visuais pode ser encontrada em trabalhos de Regina Vater, que remontam à década de 1970. Seu primeiro vídeo, feito com o primeiro modelo de equipamento portátil da Sony, foi realizado em Paris em 1974. Desde então, a artista se envolveu com a Arte Povera italiana, poesia visual, livro de artista, fotografia e performance.
Regina representou o Brasil na Bienal de Veneza de 1976, apresentando instalação cuja sonorização contou com a participação do amigo Hélio Oiticica. Organizou, em 1979, a Brazilian works on paper, primeira exposição de arte experimental brasileira em Nova York, com artistas que posteriormente se tornariam referência no cenário brasileiro e internacional, como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles e Anna Bella Geiger. Em 1980, foi agraciada com o Guggenheim Fellowship.
Desde 1985, vive em Austin, Texas, com o artista e professor universitário Bill Lundberg. Em 2009, enquanto a artista apresentava a instalação VerVê no Centro Cultural Cândido Mendes Ipanema, sua mostra Memory of Light, estava na Gallery 32 de Londres, onde foi bem recebida pelo público e elogiada pelo crítico britânico Guy Brett, por sua “grande delicadeza”. Em junho de 2010, sua obra Tina América foi arrematada no leilão da New York Sotheby’s.
Tramas de Penélope, de Regina Vater
88 p – R$ 52,00


Aeroplano Editora

Visite:
http://www.funarte.gov.br/evento/regina-vater-lanca-tramas-de-penelope/

Regina Vater no Palavrarte:
http://palavrarte.com/equipe/equipe_regina.php
-------------------------------------------------------------------------------------------------