quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


jogo
de
palavras

VINICIUS CASTRO

O primeiro cd de Vinicius Castro, Jogo de Palavras, independente, revela um jovem de 25 anos, compositor e cantor, que já busca sua própria musicalidade há tempos.
Gravado ao longo de três anos, Jogo de Palavras é totalmente autoral. Conta com duas canções em parceria de Danilo Mariano e traz influências de compositores cujas obras traçam paralelos entre a música e a literatura – Chico Buarque, Arnaldo Antunes e José Miguel Wisnik, por exemplo.
Como o título sugere, o álbum vem com letras inteligentes, desconstruindo significados, brincando com metáforas e referências da língua portuguesa para dar elo ao jogo das palavras em canções como A Sentença (que subverte os termos da gramática brasileira em uma canção de amor), Dos Pés à Cabeça (canção infantil que traz escondidos no arranjo diversos temas de seriados infantis), Cara Metade (que amplia as diversas possibilidades da palavra ‘cara’), Roque das antigas (uma espécie de continuação da música Al Capone, de Raul Seixas, contando com uma série de conselhos para personagens míticos e históricos) e a belíssima Sangramento (que traz a desconstrução física como uma metáfora para um aborto). Sob o signo da MPB, Vinicius passeia por vários estilos como samba, tango, blues, maracatu, salsa e rock. Jogo de Palavras traz diversos músicos convidados, explora timbres que mesclam sonoridade antiga com características atuais e tem toda produção musical e arranjos assinados pelo jovem artista.
Recifense de nascença, mas carioca por opção, o cantor vem trabalhando discretamente nos palcos nacionais desde 2003. Já passou por São Paulo (Funhouse e Outs), Brasília (Teatro dos Bancários), Miguel Pereira (Festival Café, Cachaça e Chorinho) e no Rio de Janeiro em locais como Citibank Hall, Teatro Carlos Gomes, Lapinha, Teatro do Planetário, Espaço Rio Carioca, Espírito das Artes, bem como vários SESCs no interior do Rio, arrebatando fãs em cada novo espetáculo.
O compositor já teve canções incluídas no repertório de alguns nomes do cenário carioca, dentre eles o cantor e acordeonista Marcelo Caldi, as cantoras Dani Calazans, Maíra Martins, Luiza Borges e a banda de pop rock Mojave. Foi também finalista de dois festivais nacionais com sua canção Casa ao Revés, no ano de 2008 (Itanhandú e Queluz).
Vinicius também cria trilhas sonoras, seja para espetáculos ou filmes, e assina produções. No teatro, compôs para Conto da Ilha Desconhecida (José Saramago) na montagem universitária da UFRJ; para o musical, ainda inédito, Homenagem à Trois (Leonardo Bastos); e para a montagem de Simone Kalil da peça A menina e o vento (Maria Clara Machado). No cinema fez a música, junto com Mateus Xavier, do documentário curta-metragem Vestígios e, já como produtor, fez os arranjos e a produção musical do show da cantora e atriz Julia Bernat (ex-Malhação).


PROMOÇÃO LARUÊ:
Quer ganhar um cd "Jogo de Palavras" autografado?
Para participar do sorteio, basta acessar
ouvir a canção "Segundas Intenções" e dizer em qual minuto/segundo (aproximadamente) eu canto a palavra "LARUÊ".
Mande a resposta até o dia 30/01 para
e concorra!
Não vá responder aqui pra todos verem - afinal, não quer dar dica pros concorrentes, né?Caso o ganhador seja de fora do RJ, ganhará o cd via correio.
O resultado sai no dia 31/01! Boa sorte!
Vinicius Castro.
Visite:
ouça o disco
cifras


------------------------------------------------------------------------------------------------