quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


O CONTO E SUA EXPRESSÃO

A escrita do conto, segundo alguns autores, é uma das mais difíceis, se encararmos esta forma literária como um pequeno universo que deve conter uma alta e concentrada carga expressiva. Edgar Poe, um dos pioneiros de uma teoria do conto, discernia essa carga como resultado de um efeito rigorosamente calculado, cujas “regras”, seguidas com eficácia, legaram ao mundo obras-primas como “O ímpio” (“The imp f the perverse”) ou “O gato preto” (“The Black cat”). Mas o certo é que as regras do conto, descobertas por outros mestres, não devem derivar em uma prisão do estilo. Precisam, antes de tudo, servir de fonte de estudo e análise crítica, por meio das quais os novos contistas constituirão sua “gramática do conto”.

O objetivo do curso “O conto e sua expressão” parte de uma leitura detalhada de diversos contistas de diferentes épocas, buscando as chaves para compreensão de sua escrita. Ao mesmo tempo, durante este período, os alunos realizarão seus próprios contos, que serão discutidos em profundidade.

Ao final do curso, dividido em dois semestres ao longo de 2009, será produzida uma antologia dos melhores contos para publicação.

O professor, Leonardo Vieira de Almeida, é escritor, tradutor, Mestre em Literatura Brasileira (UERJ) e Doutorando em Estudos de Literatura Brasileira (PUC-Rio). Atualmente pesquisa a problematização do espaço sertão, com destaque para o romance de João Guimarães Rosa, "Grande Sertão: Veredas", e sua relação com a problemática do conto como carta de maioridade da Literatura na América. Autor do livro de contos Os que estão aí (Ibis Libris, 2002), e de contos publicados no suplemento literário Rascunho, do Jornal do Estado do Paraná, nos jornais Panorama e Terceiro Milênio, e nos sites literários Paralelos, Bestiário, Cronópios, Germina, Confraria do Vento e pequena morte. Co-autor do livro À roda de Machado de Assis: ficção, crônica e crítica (Editora Argos, 2006).

Os encontros via Internet serão sempre às segundas-feiras.
Duração: 09 de fevereiro a 29 de junho de 2009 – 1º módulo
Maiores informações pelo telefone (21) 8257-5443
Mensalidade: R$ 130,00 (a apostila, R$ 70,00, será cobrada a parte e enviada por SEDEX).

Em dezembro de 2008, foi lançada a antologia de contos O outro lado do sol (Ed. Ibis Libris), fruto de um trabalho de três anos como professor de oficinas literárias. Maiores detalhes sobre a mesma podem ser encontrados no site:
http://www.libre.org.br/titulo_view.asp?ID=7811

Endereço de meu site:
http://contandocontos.blog-br.com/

Programação do curso

Módulo Teórico

Mês 1: Norte-América: fantasia e morbidez

1a. semana – “O roubo do elefante branco”, Mark Twain.

2a. semana – “A figura no tapete”, Henry James.

3a. semana – “O monstro”, Stephen Crane.

4a. semana – “Gente de verão”, Ernest Hemingway.


Mês 2: Contistas contemporâneos de língua alemã

5a. semana – “Tonka”, Robert Musil.

6a. semana – “O pintor Brahm”, Hermann Hesse.

7a. semana – “O caçador Gracchus”, Franz Kafka.

8a. semana – “Ondina parte”, Ingeborg Bachmann.


Mês 3: Conto russo e o agônico

9a. semana – “O silêncio”, Leonid Andreiev.

10a. semana – “A dama de espadas”, Aleksandre Puchkine.

11a. semana – “O nariz”, Nicolai Gogol.

12a. semana – “O sonho de um homem ridículo”, Dostoiévski.


Mês 4: O real maravilhoso latino-americano

13a. semana – “Lenda da Tatuana”, Miguel Ángel Astúrias.

14a. semana – “Filho só”, José María Arguedas.

15a. semana – “A mão do comandante Aranda”, Alfonso Reyes.

16a. semana – “Olhos de cão azul”, Gabriel García Márquez.


Mês 5: Conto brasileiro e infância

17a. semana – “Meninão do caixote”, João Antônio.

18a. semana – “A doida”, Carlos Drummond de Andrade.

19a. semana – “Menino a bico de pena”, Clarice Lispector.
20a. semana – Encerramento.
--------------------------------------------------------------------------------------------------