
Cuba e a batalha pelo direito à saúde...
Uma análise oportuna dos valores humanos e dos debates em torno da saúde, questão que têm a ver com todos nós. Saúde! aborda o caso peculiar de Cuba, país com poucos recursos que desfruta do que a BBC qualifica de “um dos melhores sistemas de saúde do mundo”. Ao longo das últimas quatro décadas, as batas brancas de Cuba têm sido vistas nos mais longínquos cantos do planeta. As câmeras de Saúde! convidam a acompanhá-los em suas tarefas na Gâmbia, nas zonas rurais da África do Sul, na Mosquitia hondurenha, nos morros de Caracas e nas margens do Orinoco venezuelano, onde amiúde o primeiro médico que vêem seus habitantes é um cubano. Hoje, 28.000 colaboradores voluntários de Cuba na esfera da saúde trabalham em 68 países, e 30.000 jovens estrangeiros estudam nas faculdades de medicina desta Ilha, deles quase 100 dos EUA. Suas experiências, somadas aos depoimentos de especialistas do mundo todo, mostram as contradições presentes na batalha pela saúde global e as realidades complexas em que decorre a luta por tornar a saúde um direito de todos.
No contexto da crise alarmante desse setor em nível global, e da deterioração dos sistemas de saúde pública até nas nações mais ricas, Saúde! conta a pouco conhecida história de Cuba: um país pobre, que consegue vencer sua carência de recursos para oferecer assistência médica universal e, ao mesmo tempo, ajudar outras nações em desenvolvimento a alcançar esse objetivo.
O documentário Saúde! é um longa-metragem dirigido pela premiada cineasta Connie Field, em co-produção com Gail Reed. O filme abrange três continentes, enfocando a filosofia e o trabalho dos profissionais da saúde que colocam Cuba na linha de frente da luta global para transformar o atendimento médico num direito de todos. Hoje, a população cubana é uma das mais saudáveis do mundo, apesar dos escassos recursos com que conta o país. Aliás, 28.000 profissionais da saúde desta Ilha trabalham em 68 nações, e 100 mil novos médicos, procedentes de países em desenvolvimento, se formarão nas faculdades cubanas nos próximos dez anos; um esforço sem precedentes.
As câmeras do filme chegam até a Gâmbia, as zonas rurais da África do Sul, as aldeias litorâneas de Honduras e os assentamentos fluviais no Amazonas, onde um cubano amiúde se torna o primeiro médico que uma comunidade pobre tenha visto jamais. Em algumas nações, eles constituem a espinha dorsal dos sistemas de saúde. Em todas, aceitam desafios difíceis, armados com a experiência e a filosofia do seu próprio modelo de saúde comunitária, preventiva e de acesso para todos, radicalmente oposto à tendência global de privatização dos serviços nessa esfera.
Saúde! aprofunda na disposição dos médicos cubanos de oferecer seus serviços onde muitos recusam ir, e analisa as tensões que às vezes gera sua presença.
UM FILME SOBRE OS TEMAS URGENTES DE SAÚDE NO MUNDO ATUAL
Saúde! aborda as agendas contraditórias que marcam a batalha pela saúde global. O filme começa numa África do Sul livre do apartheid, porém lastrada pelo seu legado econômico e social. O desafio: garantir serviços de saúde para uma maioria no país, pela primeira vez na sua história. Um problema: a fuga maciça de profissionais do setor da saúde. Uma decisão: solicitar a ajuda de Cuba quanto a médicos e professores dessa área. Na opinião do outrora Diretor-geral de Saúde, Dr. Ayanda Ntsaluba, “Cuba compartilha nossa filosofia de equidade na saúde, cuidados voltados para a prevenção e a formação de médicos para os serviços públicos”.
Na Venezuela, o filme leva o espectador aos barrios nos morros de Caracas e ao coração do Amazonas, onde trabalha hoje a maior parte do contingente de profissionais cubanos da saúde, fazendo seu papel num país mergulhado num processo de mudanças radicais.
Em Honduras, as comunidades pobres e indígenas, beneficiadas com os serviços dos médicos cubanos, enfrentam o Colégio Médico local, envolvendo no litígio um governo já sufocado pelos cortes no orçamento exigidos pelo FMI.
Em contraste, na Gâmbia – uma das menores e mais pobres nações do mundo – encontramos um governo disposto a dar os passos necessários para oferecer a toda a população os serviços de saúde. Mais de 100 médicos cubanos trabalham ombro a ombro com seus colegas locais nas novas clínicas e hospitais espalhados pelo país. O ministro da Saúde da Gâmbia, Dr. Yankuba Kassama, declarou: “Nossa mortalidade infantil baixou, a expectativa de vida aumentou... Não poderíamos falar nesses avanços sem a ajuda dos cubanos”.
FORMANDO PROFISSIONAIS PARA PROMOVER A SAÚDE, E NÃO APENAS PARA CURAR DOENÇAS...
Os cubanos não podem ficar fora do seu país eternamente: é preciso formar médicos locais com o compromisso de servir à população carente. Saúde! abre as portas da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM) em Havana, hoje a maior universidade de Ciências Médicas do mundo. Cerca de 12.000 jovens de comunidades e grupos sociais de baixa renda, procedentes de 27 países – inclusos quase 100 dos EUA – estudam ali Medicina através de bolsas gratuitas, em troca do compromisso de exercer a profissão em comunidades pobres após sua formatura. O filme mostra os estudantes compartilhando seus sonhos e preocupações em torno de um mundo onde esses valores não sempre são os que imperam.
É POSSÍVEL A SAÚDE PARA TODOS?
A partir da experiência cubana, o filme desafia a refletir sobre assuntos vitais. O que seria necessário para evitar que as doenças dizimem os países pobres e se espalhem pelo mundo todo? Como poderíamos ter suficientes médicos e trabalhadores da saúde onde eles são mais necessários? Até que ponto os governos são responsáveis pela saúde de seus cidadãos?
No mundo atual, cada pessoa, desde que nasce, não deveria ter o direito a uma vida saudável?
Saúde! (93 minutos). Direção e produção: Connie Field (The Life and Times of Rosie the Riveter; Freedom on My Mind). Co-produção: Gail Reed
Visite:
http://www.saludthefilm.net/ns/main.html
Recebemos de Gilda Arantes
Cuba no Palavrarte:
http://www.palavrarte.com/poesia_mundo/poesia_mundo.php?i=poesia_mundo_cuba.php
-------------------------------------------------------------------------------------------------