domingo, 15 de novembro de 2009

Vertentes:
coletânea de poemas e fortuna crítica

Autores: Elaine Pauvolid, Marcio Carvalho, Márcio Catunda, Ricardo Alfaya e Tanussi Cardoso
Editora: Fivestar, Rio de Janeiro-RJ ISBN : 978-85-62038-02-0
166 páginas
Preço: R$ 30,00
Lançamento: 16 de novembro,
de 19h às 22h, Casa de Cultura Laura Alvim,
Rua Vieira Souto, 176, Ipanema,
Rio de Janeiro, RJ

Sobre o livro: A coletânea "Vertentes" dá continuidade a projeto anterior denominado "Rios", do qual resultou também uma reunião poética de cinco autores. Nela, estiveram presentes quatro dos poetas deste "Vertentes": Elaine Pauvolid, Márcio Catunda, Ricardo Alfaya e Tanussi Cardoso. A quinta participante, em "Rios", foi Thereza Christina Rocque da Motta, responsável pela Ibis Libris, editora que publicou a obra, no Rio de Janeiro, em 2003. "Rios" foi coordenada por Márcio Catunda, criador e incentivador. Nesta nova etapa, também sob o estímulo e a coordenação de Márcio Catunda, contamos com o valioso tributo a Marcio Carvalho, poeta falecido em 2007, cujo livro de estreia é aqui reeditado. É importante notar que, assim como sucedeu em "Rios", cada autor se faz presente com um livro próprio, de sua livre concepção. Portanto, nestas "Vertentes" deságuam as afinidades e variantes de estilo dos caminhos de cada um. No entanto, o leitor atento perceberá elementos temáticos, proposições, ideários, atitudes e nuances formais, que espelham as "afinidades eletivas" entre os cinco escritores. Ou seja, a par das diferenças individuais, emergem características comuns, que emprestam singular unidade ao conjunto. Os autores Da esquerda para direita: Ricardo Alfaya, Tanussi cardoso, Marcio Catunda e Elaine Pauvolid Biografia dos autores:

ELAINE PAUVOLID é carioca. Autora de Leão lírico, independente, 2009. Ganhadora do prêmio Biguá, concedido pela SADE - Sociedade Argentina de Escritores, de 2006. Participou da Antologia Como Angeles em llamas / Algunas vocês latino-americanas del S. XX / Selección, Editorial Maribelina, sello de la Casa Del Poeta Peruano / Lima (abril/2004, Uruguay). Participou de Rios (Íbis Libris, 2003). Seu segundo livro chama-se Trago, com prefácio de Gerardo Mello Mourão. Colaborou com crônicas para o Jornal da Tarde, de São Paulo, na coluna Arte pela Arte. Edita "Aliás, revista eletrônica de cultura" - www.aliasrevista.com.br. Publicou resenhas no Jornal do Commercio, O Globo, Jornal do Brasil, atividade à qual se dedica até hoje. Em 1988, estreou como poeta com Brindei com mão serenata o sonho que tive durante minha noite-estrela... (Imprimatur / 7 Letras). É bacharel em Psicologia pela UFF, em 1994. MARCIO CARVALHO era jornalista, poeta, ensaísta, contista, dramaturgo, arte-educador, ator e professor. Desenvolveu projetos de arte-educação para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e ONGs. Foi Diretor de Comunicação do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. Tem trabalhos publicados em antologias, bem como, em diversas publicações literárias, como a Revista Poesia Sempre, da Biblioteca Nacional, onde, além de poemas, escreveu ensaio sobre Casimiro de Abreu. Foi membro do Grupo Poesia Simplesmente, com quem organizou o Festival Carioca de Poesia. Em 2006, representou o Brasil no Segundo Festival Latino-Americano de Poesia "ser al fin una palabra", evento integrante do Dia Mundial da Poesia, decretado pela UNESCO, no México, Distrito Federal. NAVALHAS VOADORAS PARA CORTAR A TARDE é o seu primeiro e único livro individual. Obra das Edições SEERJ, 2006. Marcio Carvalho nasceu em 12 de abril de 1967, no Rio de Janeiro, e faleceu em 09 de fevereiro de 2007, na sua terra natal. NAVALHAS VOADORAS PARA CORTAR A TARDE, com prefácio e orelha, respectivamente, de Luiz Horácio Rodrigues e Marcus Vinicius Quiroga, é agora reeditado em VERTENTES.

MÁRCIO CATUNDA nasceu em 22/05/1957, em Fortaleza, CE. Cursou Direito, Instituto Rio Branco, e ingressou na Carreira Diplomática em 1985; em 1989, fez a Faculdade de Letras. Em sua carreira diplomática trabalhou em Lima, Peru; em Genebra, Suíça; em Sófia, Bulgária; em São Domingos, República Dominicana, e, desde 2005, como Assessor Cultural na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em Lisboa. Em 1975, foi Presidente do Clube dos Poetas Cearenses (Fortaleza). Foi fundador do Grupo Siriará, em 1985, em Fortaleza. Em 1982, freqüentou, no Rio de Janeiro, as reuniões do "Sabadoyle", na companhia de Drummond e outros famosos escritores. Em 1992, fundou, em Lima, Peru, o grupo REME, que organizou recitais e publicou livros. De 1996 a 1997, participou, em Genebra, Suíça, da Associação de Escritores Genebrinos. De 2002 a 2005, participou, em São Domingos, República Dominicana, de uma associação de poetas dedicados ao estudo da metapoesia. Publicou poemas, ensaios e contos, em revistas de diversos Estados brasileiros. Somam-se a mais de 30 seus livros de poesia, contos, ensaios e CDs musicais. Seus últimos trabalhos datam de 2008: Sintagmas do Labirinto, poesia, Fortaleza; Bem-te-vi, poemas musicados, Madrid; Itinerário Sentimental, poemas musicados, Madrid; e, Palavras Singulares, ensaios, Lisboa.

RICARDO ALFAYA é carioca, de 08.08.1953. Formado em Direito pela UFRJ e em Comunicação Social, Jornalismo, pela Facha. Publicou em vários gêneros, desde 1980, constando em mais de 70m periódicos do Brasil e do exterior, e de catálogos de mostras de poesia visual. Autor dos livros: Através da Vidraça, poesia, 1982; Sujeito a Objetos, inserido em Rios, coletânea de poemas, 2003. Integra 23 antologias, obteve 22 prêmios literários, destacando sua inclusão por Leila Míccolis no projeto Brasil 500 Anos de Poesia. Citado pelo escritor Joaquim Branco no quadro de Principais Autores, dentre os poetas e ficcionistas contemporâneos. De 1995 a 2006, realizou 17 edições do Nozarte Informativo Impresso e Eletrônico, premiado pela IWA, International Writers Association, Estados Unidos, em 1995. Teve o poema Padaria Rio Doce classificado em segundo lugar por Affonso Romano de SantAnna, em concurso no qual foi o único julgador, em 2000. Recebeu, também, avaliações positivas de grandes críticos e escritores da literatura brasileira.

TANUSSI CARDOSO é crítico, contista e letrista de MPB. Possui vários prêmios, nacionais e internacionais. É verbete da "Enciclopédia de Literatura Brasileira" (Fundação Biblioteca Nacional") e do "Dicionário Cravo Alvim da Música Popular Brasileira". Tem vários livros de poesia editados. Recebeu o "Prêmio ALAP de Cultura" e o "Prêmio Capital Nacional 2000", pelo livro "Viagem em Torno de" (Ed. 7Letras). Tem poemas publicados na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Itália, México, Portugal e Uruguai, e traduzidos para o francês, espanhol e italiano. Em 2006, representou o Brasil no Segundo Festival Latino-americano de Poesia "ser al fin una palabra", na Cidade do México, onde lançou "Exercício do Olhar" (Ed. Five Star), com um estudo introdutório de Gilberto Mendonça Teles. O livro foi finalista do "Prêmio Nacional de Poesia Cidade de Juiz de Fora 2003" e eleito o Melhor Livro de Poesia de 2006, no Congresso Latino-Americano de Literatura, em São Francisco de Itabapoana-RJ. Seu poema "Miragens" foi publicado em cartão da Telemar. Seu poema "Substantivos" é tema de estudo, no livro "Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa", de J. Nicola e U. Infante, Ed. Scipione, SP. Em 2007, recebeu, em homenagem ao Centenário de Miguel Torga, diploma e Medalha de Honra, outorgados pelo ELOS CLUBE DE LEIRIA, Portugal. Em 2009, como convidado do Festival Internacional de Poesia, de Bambamarca, Peru, lançou "Del Aprendizaje Del Aire", uma antologia bilíngüe, português-espanhol, tradução do poeta chileno Leo Lobos e da poeta mexicana Angélica Santa Olaya. Pertence ao PEN CLUBE do Brasil, à União Brasileira de Escritores, e é Presidente do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, e Vice-Presidente de La Casa Del Poeta Peruano, no Brasil.

Vertentes
Lançamento dia 16 de novembro,
de 19h às 22h,
Casa de Cultura Laura Alvim,
Rua Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ


Visite:

www.vertentes.blogger.com.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------