domingo, 31 de janeiro de 2010

WILSON MARTINS

Morre o colunista Wilson Martins
Jornal do Brasil
CURITIBA - O historiador e crítico literário Wilson Martins, de 88 anos, morreu no sábado após complicações em uma cirurgia para a retirada da bexiga, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. O corpo foi cremado domingo.
Wilson Martins formou-se em direito, mas, depois de concluir um curso de especialização literária em Paris, passou a dedicar-se exclusivamente aos livros, como professor e crítico. Ministrou aulas na Universidade do Paraná e foi professor de literatura brasileira na Universidade de Nova York, aposentando-se do cargo em 1992.
Era considerado pelos colegas como o último crítico brasileiro, representante de uma geração de analistas de literatura conhecidos como “militantes”. Martins teve uma trajetória de mais de 50 anos analisando, discutindo, polemizando, em suma, exercendo a crítica de qualidade. Sempre deu preferência para o estudo de livros e autores brasileiros. Encarnou o lema de que ao crítico literário cabe sobretudo a coragem de evidenciar seus pontos de vista. Até quando sua saúde permitiu foi colunista do caderno Ideias, do Jornal do Brasil , sua derradeira atividade na imprensa.
É autor da monumental obra em 12 volumes História da inteligência brasileira; escreveu também A ideia modernista, Crítica literária no Brasil e A palavra escrita, entre outros. O crítico recebeu prêmios como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, por volumes do livro História da inteligência brasileira, e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2002, pelo conjunto de sua obra.
21:46 - 31/01/2010



http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/01/31/e310119025.asp

http://www.revista.agulha.nom.br/wilsonmartins.html

-----------------------------------------------------------------------------------------------