domingo, 21 de março de 2010


(Clique na imagem)
Dia 26 de março:
O HOMEM COM A FLOR NA BOCA


“... a vida, no próprio instante em que a vivemos, é tão insaciável de si mesma que não se deixa saborear...”
Pirandello aberto ao público no Arco do Teles


O valor da vida e os caprichos da morte são os temas que ganham vida em “O Homem com a Flor na Boca”, texto de Luigi Pirandello, prêmio Nobel de Literatura, o maior dramaturgo italiano do século XX, com tradução e direção de Pedro Murad. O espetáculo conta com um elenco de 9 pessoas, entre elas os atores Ronaldo Julio e Elaine Moreira, além do convidado Pietro Mário.

O espetáculo que realizará apresentações abertas ao público nos dias 12, 19 e 26 de março na Sede da Cia dos Atores é mais uma produção da Coreto Edições e Produções e pretende fisgar o público através de uma proposta cênica urbana e extremamente ágil, porém diluindo a divisão tradicional entre palco e plateia. Segundo o diretor, “a intenção é embrenhar o espaço urbano, os atores e o público numa mesma dramaturgia e encenação do espaço, possibilitando assim o despertar e o interesse por uma nova maneira de se conceber e fruir o teatro da cidade”.

“A morte passou... Espetou-me esta flor na boca e disse: Fica com ela, meu caro, voltarei dentro de oito ou dez meses”. Esta é uma das passagens mais intrigantes e emocionantes do espetáculo, que conta a história de um homem que ao se encontrar numa situação-limite passa a dar mais atenção às pequenas coisas da vida, assim como um flaneur que observa cada detalhe, cada fragmento da cidade, essa cidade-labirinto, movediça, em que o personagem teima em se embrenhar.

Assim, abandona a casa e a esposa para se dedicar ao olhar a cidade, confundindo-se com suas vielas, becos e tipos urbanos. Perambula pela cidade mirando as situações aparentemente fúteis do cotidiano, e cada constatação o torna uma pessoa mais estranha aos olhos de seu interlocutor, um homem comum que perde o trem e se encontra de passagem num café noturno.

Do diálogo entre O Homem com a Flor na Boca e o freguês momentâneo do café, emerge a personalidade do estranho homem, observador minucioso e implacável que coloca em xeque os valores do freguês e consequentemente de toda a platéia. O autor habilmente constrói a tensão entre as duas personagens até a revelação do sentido das atitudes daquelas figuras anônimas, mas, a esta altura, já tão próximas ao espectador.

Nesta montagem, o universo ficcional de Luigi Pirandello é dividido entre o plano real e o plano imaginário do personagem-título. Por este motivo, a aposta na composição de um elenco numeroso que dará vida aos tipos encontrados em cada um dos planos estabelecidos, perfazendo o desembestar das ruas, das multidões, dos tipos urbanos. Mais que encenar o drama pirandelliano, esta montagem constitui uma celebração à própria cidade.


Ficha Técnica:

Texto: Luigi Pirandello

Tradução e direção: Pedro Murad

Elenco:
Ronaldo Júlio
Elaine Moreira
Israel de Castillo
Lucas Silva
Marianna Garcia
Rafael Canedo
Renato Eller
Rodrigo Oliveira

Ator convidado:
Pietro Mário

Direção de arte:
Ronaldo Júlio

Coreografia:
Francis Fachetti

Design Gráfico:
Luiz Arbex

Produção:
Elaine Moreira

Realização:
Coreto Edições e Produções



Serviço:

O Homem com a Flor na Boca
Dias 12, 19 e 26 de março às 20:30h.
Sede da Cia dos Atores
Rua Manoel Carneiro, 10 - Lapa
Duração: 40 minutos
Valor: R$ 10,00 / R$ 5,00 (meia)
Classificação Indicativa: Livre


Recebemos de Gilda Arantes


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: