
ERNESTO CARDENAL POETA
HOMENAJEADO II BIENAL DE POESIA DE BRASILIA
HOMENAJEADO II BIENAL DE POESIA DE BRASILIA
Foto extraida do site:
ERNESTO CARDENAL
(Granada, Nicarágua, 1925- )
Estudou filosofia e letras no México e freqüentou cursos de pós-graduação na Columbia University de Nova York, em Roma e em Madri. Foi discípulo do poeta e monge Thomas Merton, de 1957 a 1959, em Kentucky, USA, depois fez estudos de teologia na Colômbia e foi ordenado sacerdote em Manágua, em 1965.
Esteve preso e exilado pela resistência à ditadura feroz de Somoza mas a sua celebridade deriva de sua ligação com o regime socialista da Nicarágua e com a reprovação pública que recebeu do Papa João Paulo II. Vida e obra são inseparáveis neste grande poeta. Partindo do místico para o poético, do coloquial para o histórico, do trivial para o revolucionário, em uma linguagem dessacralizada e quase narrativa, vivaz e perspicaz, não raras vezes é desconcertante e sempre emocionante. Muitas vezes é comparado a Pablo Neruda por seu caráter americanista e libertário e por sua prolixidade nos versos livres. Vive na comunidade de Solentiname, que ele criou no arquipélado do lago principal da Nicarágua.
Descobri a poesia de Ernesto Cardenal logo que ele lançou seus (agora) célebres Salmos (1968), numa época em se que falava muito da aproximação da Igreja católica com o marxismo. Cardenal tornou-se herói e mártir na luta contra o despotismo e um exemplo de luta contra o imperialismo. Meu entusiasmo pelo poeta consolidou-se com a publicação de Oración por Marilyn Monroe y otros poemas (1971), que só consegui obter em 1972, quando estive em Lima (Peru) para assistir a uma apresentação de Tu país está feliz , meu poemário dirigido por Mário Delgado, que estava em cartaz desde o ano anterior.
As datas são importantes para esclarecer possíveis influências de Cardenal em minha obra (os versos de Tu país está feliz foram escritos de 1958 a 1970, muitos deles originalmente em português).
De fato, parafraseei o poeta na minha “Oração por Emilinha Borba”, em versos assinados pelo personagem Mércio Silveira, em meu primeiro romance
– A Quadratura do Ó -, escrito quase todo na Inglaterra, em 1975.
Prefiro assumir a negar a influência de Cardenal, que muito me honra, e gostaria que ela tivesse sido mais ampla e mais profunda.
Infelizmente, porém, nunca tive a fé religiosa do poeta dos Salmos nem as convicções políticas que balizaram a sua produção literária, e menos ainda o seu desbordante talento criador.
Inicio a homenagem ao poeta Ernesto Cardenal
Inicio a homenagem ao poeta Ernesto Cardenal
com duas traduções, com o desejo de voltar a traduzi-lo para futuras entregas.
Quem desejar ler outros poemas de Cardenal,
em nosso idioma, deve recorrer à antologia
As riquezas injustas (São Paulo: Círculo do Livro, 1977),
com traduções de Paulo de Carvalho Neto,
infelizmente disponível apenas em algumas poucas bibliotecas
e mais raramente em sebos e livrarias de alfarrabistas.
TEXTO EN ESPAÑOL y/e TEXTO EM PORTUGUÊS
POEMA
Traduzido por Paulo Sant’ana.
POEMA
Traduzido por Paulo Sant’ana.
Tu e eu, ao perdermos um ao outro, ambos perdemos.
Eu, porque tu eras o que eu mais amava,
tu, porque eu era quem te amava mais.
Mas, entre nós dois, tu perdes mais do que eu.
Porque eu poderei amar a outras como amei a ti.
Mas a ti nunca ninguém jamais amará como eu te amei.
ORAÇÃO POR MARILYN MONROE
Trad. de Antonio Miranda
Senhor
recebe a esta moça conhecida em toda parte pelo nome de Marilyn Monroe
mesmo que esse não fosse seu verdadeiro nome
(mas Tu conheces seu verdadeiro nome, o da pequena órfã violada aos 9 anos
e da empregadinha de loja que aos 16 anos já queria se matar)
e que agora se apresenta diante de Ti sem maquiagem
sem um Agente de Imprensa
sem fotógrafos e sem dar autógrafos
solitária como um astronauta diante da noite espacial.
Ela sonhou quando menina que estava nua numa Igreja (pela versão do Time )
ante uma multidão prostrada, com as cabeças no chão
e tinha de caminhar pé ante pé para não pisar nas cabeças.
Tu conheces nossos sonhos melhor que os psiquiatras –Igreja, casa, cova são a segurança do seio materno
mas também algo mais que isso...
As cabeças são os admiradores, é claro
(a massa de cabeças na escuridão debaixo do facho de luz).
Mas o templo não são os estúdios da 20th Century Fox.
O templo – de mármore e ouro – é o templo de seu corpoem que está o Filho do Homem com látego na mão
expulsando os mercadores da 20th Century Fox
que fizeram de Tua casa de oração um covil de ladrões.
Senhor
neste mundo contaminado de pecados e radioatividade
Tu não culparás tão-somente a empregadinha da loja.
Que como toda empregada de loja sonhou ser estrela de cinema.
E seu sonho tornou-se realidade (mas com a realidade do technicolor).
Ela não fez senão atuar conforme o script que lhe demos
- O de nossas próprias vidas – E era um script absurdo.
Perdoa Senhor e perdoa-nos a todos pela nossa 20th Century Fox
por esta Colossal Superprodução em que todos nós trabalhamos.
Ela tinha fome de amor e lhe demos tranqüilizantes,
para a tristeza de não ser santos, recomendamos-lhe a Psicanálise.
Lembra-te Senhor de seu crescente pavor à câmera
e o ódio à maquiagem – insistindo em maquiar-se em cada cena
Trad. de Antonio Miranda
Senhor
recebe a esta moça conhecida em toda parte pelo nome de Marilyn Monroe
mesmo que esse não fosse seu verdadeiro nome
(mas Tu conheces seu verdadeiro nome, o da pequena órfã violada aos 9 anos
e da empregadinha de loja que aos 16 anos já queria se matar)
e que agora se apresenta diante de Ti sem maquiagem
sem um Agente de Imprensa
sem fotógrafos e sem dar autógrafos
solitária como um astronauta diante da noite espacial.
Ela sonhou quando menina que estava nua numa Igreja (pela versão do Time )
ante uma multidão prostrada, com as cabeças no chão
e tinha de caminhar pé ante pé para não pisar nas cabeças.
Tu conheces nossos sonhos melhor que os psiquiatras –Igreja, casa, cova são a segurança do seio materno
mas também algo mais que isso...
As cabeças são os admiradores, é claro
(a massa de cabeças na escuridão debaixo do facho de luz).
Mas o templo não são os estúdios da 20th Century Fox.
O templo – de mármore e ouro – é o templo de seu corpoem que está o Filho do Homem com látego na mão
expulsando os mercadores da 20th Century Fox
que fizeram de Tua casa de oração um covil de ladrões.
Senhor
neste mundo contaminado de pecados e radioatividade
Tu não culparás tão-somente a empregadinha da loja.
Que como toda empregada de loja sonhou ser estrela de cinema.
E seu sonho tornou-se realidade (mas com a realidade do technicolor).
Ela não fez senão atuar conforme o script que lhe demos
- O de nossas próprias vidas – E era um script absurdo.
Perdoa Senhor e perdoa-nos a todos pela nossa 20th Century Fox
por esta Colossal Superprodução em que todos nós trabalhamos.
Ela tinha fome de amor e lhe demos tranqüilizantes,
para a tristeza de não ser santos, recomendamos-lhe a Psicanálise.
Lembra-te Senhor de seu crescente pavor à câmera
e o ódio à maquiagem – insistindo em maquiar-se em cada cena
–e como foi se tornando maior o horror
e maior a impontualidade nos estúdios.
Como toda empregada de loja
sonhou tornar-se estrela de cinema.
E sua vida foi irreal como um sonho que um psiquiatra interpreta e arquiva.
Seus romances foram um beijo com os olhos fechados
que quando se abrem
descobre-se que foi sob os refletores
e apagam os refletores!
e desmontam as paredes do aposento (era um set cinematográfico)
enquanto o Diretor se afasta com sua caderneta porque a cena já foi filmada.
Ou uma viagem de iate, um beijo em Cingapura, um baile e no Rio
uma recepção na mansão do Duque e da Duquesa de Windsor
vistos na TV de um apartamento miserável.
O filme terminou sem o beijo final.
Foi achada morta em sua cama com a mão no telefone.
E os detetives não souberam a quem ela ia chamar.
Foi como alguém que discou o número da única voz amiga
e ouviu apenas a voz de uma gravação que diz: WRONG NUMBER.
Ou como alguém que ferido pelos gangsters
estende a mão a um telefone desligado.
Senhor
quem quer que tenha sido quem ela queria chamar
e não chamou (e talvez fosse ninguém
ou era Alguém cujo número não está na Lista de Los Angeles)
atende Tu ao telefone!
ORACIÓN POR MARILYN MONROE
Señor
recibe a esta muchacha conocida en toda la tierra con el nombre de Marilyn Monroe
aunque ese no era su verdadero nombre
(pero Tu conoces su verdadero nombre, el de la huerfanita violada a los 9 años
y la empleadita de tienda que a los 16 se había querido matar)
y que ahora se presenta ante Ti sin ningún maquillaje
sin su Agente de Prensa
sin fotógrafos y sin firmar autógrafos
sola como un astronauta frente a la noche espacial.
Ella soñó cuando niña que estaba desnuda en una Iglesia
e maior a impontualidade nos estúdios.
Como toda empregada de loja
sonhou tornar-se estrela de cinema.
E sua vida foi irreal como um sonho que um psiquiatra interpreta e arquiva.
Seus romances foram um beijo com os olhos fechados
que quando se abrem
descobre-se que foi sob os refletores
e apagam os refletores!
e desmontam as paredes do aposento (era um set cinematográfico)
enquanto o Diretor se afasta com sua caderneta porque a cena já foi filmada.
Ou uma viagem de iate, um beijo em Cingapura, um baile e no Rio
uma recepção na mansão do Duque e da Duquesa de Windsor
vistos na TV de um apartamento miserável.
O filme terminou sem o beijo final.
Foi achada morta em sua cama com a mão no telefone.
E os detetives não souberam a quem ela ia chamar.
Foi como alguém que discou o número da única voz amiga
e ouviu apenas a voz de uma gravação que diz: WRONG NUMBER.
Ou como alguém que ferido pelos gangsters
estende a mão a um telefone desligado.
Senhor
quem quer que tenha sido quem ela queria chamar
e não chamou (e talvez fosse ninguém
ou era Alguém cujo número não está na Lista de Los Angeles)
atende Tu ao telefone!
ORACIÓN POR MARILYN MONROE
Señor
recibe a esta muchacha conocida en toda la tierra con el nombre de Marilyn Monroe
aunque ese no era su verdadero nombre
(pero Tu conoces su verdadero nombre, el de la huerfanita violada a los 9 años
y la empleadita de tienda que a los 16 se había querido matar)
y que ahora se presenta ante Ti sin ningún maquillaje
sin su Agente de Prensa
sin fotógrafos y sin firmar autógrafos
sola como un astronauta frente a la noche espacial.
Ella soñó cuando niña que estaba desnuda en una Iglesia
(según cuenta El Time )
ante una multitud postrada, con las cabezas en el suelo
y tenía que caminar en puntillas para no pisar las cabezas.
Tu conoces nuestros sueños mejor que los psiquiatras.
Iglesia, casa, cueva, son la seguridad del seno materno
pero también algo más que eso...
Las cabezas son los admiradores, es claro
(la masa de cabezas en la oscuridad bajo el chorro de luz).
Pero el templo no son los estudios de la 20th Century Fox.
El templo — de mármol y oro — es el templo de su cuerpoen el que está el Hijo del Hombre con un látigo en la mano
expulsando a los mercaderes de la 20th Century Fox
que hicieron de Tu casa de oración una cueva de ladrones.
Señor
en este mundo contaminado de pecados y radioactividad
Tu no culparás tan sólo a una empleadita de tienda.
que como toda empleadita soñó ser estrella de cine.
Y su sueño fue realidad (pero como la realidad del technicolor).
Ella no hizo sino actur según el script que le dimos
— El de nuestras propias vidas
ante una multitud postrada, con las cabezas en el suelo
y tenía que caminar en puntillas para no pisar las cabezas.
Tu conoces nuestros sueños mejor que los psiquiatras.
Iglesia, casa, cueva, son la seguridad del seno materno
pero también algo más que eso...
Las cabezas son los admiradores, es claro
(la masa de cabezas en la oscuridad bajo el chorro de luz).
Pero el templo no son los estudios de la 20th Century Fox.
El templo — de mármol y oro — es el templo de su cuerpoen el que está el Hijo del Hombre con un látigo en la mano
expulsando a los mercaderes de la 20th Century Fox
que hicieron de Tu casa de oración una cueva de ladrones.
Señor
en este mundo contaminado de pecados y radioactividad
Tu no culparás tan sólo a una empleadita de tienda.
que como toda empleadita soñó ser estrella de cine.
Y su sueño fue realidad (pero como la realidad del technicolor).
Ella no hizo sino actur según el script que le dimos
— El de nuestras propias vidas
— Y era un script absurdo.Perdónala Señor y perdónanos a nosotros
por nuestra 20th Century
por esta Colosal Super-Producción en la que todos hemos trabajado.
Ella tenía hambre de amor y le ofrecimos tranqüilizantes.
Para la tristeza de no ser santos se le recomendó el Psicoanálisis.
Recuerda Señor su creciente pavor a la cámara
y el odio al maquillaje — insistiendo en maquillarse en cada escena
por nuestra 20th Century
por esta Colosal Super-Producción en la que todos hemos trabajado.
Ella tenía hambre de amor y le ofrecimos tranqüilizantes.
Para la tristeza de no ser santos se le recomendó el Psicoanálisis.
Recuerda Señor su creciente pavor a la cámara
y el odio al maquillaje — insistiendo en maquillarse en cada escena
—y como se fue haciendo mayor el horrory mayor la impontualidad a los estudios.
Como toda empleadita de tienda
soñó ser estrella de cine.
Y su vida fue irreal como un sueño que psiquiatra interpreta y archiva.
Sus romances fueron un beso con los ojos cerrados
que cuando se abren los ojos
se descubre que fue bajo los reflectores y apagan los reflectores!
y desmontan las dos paredes del aposento (era un set cinematrográfico)
mientras el Director se aleja con su libreta porque la escena ya fue tomada.
O como un viaje en yate, un beso en Singapur, un baile en Rio
la recepción en la mansión del Duque y la Duquesa de Windson
vistos en la salita del apartamento miserable.
La película terminó sin el beso final.
La hallaron muerta en su cama con la mano en el teléfono.
Y los detectives no supieron a quién iba a llamar.
Fue
como alguien que ha marcado el núnero de la única voz amiga
y oye tan solo la voz de un disco que le dice: WRONG NUMBER
O como alguien que herido por los gangsters
alarga la mano a un teléfono desconectado.
Señor
quienquiera que haya sido el que ella iba a llamar
y no llamó (y tal vez no era nadie
o era Alguien cuyo número no está en el Directorio de Los Angeles)
contesta Tú el telefono!
ESTRELAS
O céu estrelado é como uma cidade à noite
vista de um avião: as estrelas são como ruas
como supermercados iluminados/anúncios de néon
como motéis night-clubs cinemas e luzes
— brancas e vermelhas — dos carros — que vão e vêm —por estradas escuras...
e se queimam para nada
um desperdício de energia na perpétua noite
como a energia aqui embaixo perdida no vazio
em avenidas lojas cafés night-clubs motéis
cinemas uma superprodução com Clark Gable!
ESTRELLAS
Y el cielo estrellado es como una ciudad de noche
vista desde un avión: las estrellas son como calles
como supermercados iluminados/ anúncios de néon
como moteles night-clubs cines y luces
— blancas y rojas — de los carros — que van y vienen —por carreteras oscuras...y se queman para nada:
un derroche de energía en la perpetua noche
como la energia aquí — abajo perdida en el vacío en avenidas tiendas cafés night-clubes moteles
cines son una superproducción de Clark Gable!
O CÂNTICO DOS CANTOS
Tradução de Antonio Miranda
Como toda empleadita de tienda
soñó ser estrella de cine.
Y su vida fue irreal como un sueño que psiquiatra interpreta y archiva.
Sus romances fueron un beso con los ojos cerrados
que cuando se abren los ojos
se descubre que fue bajo los reflectores y apagan los reflectores!
y desmontan las dos paredes del aposento (era un set cinematrográfico)
mientras el Director se aleja con su libreta porque la escena ya fue tomada.
O como un viaje en yate, un beso en Singapur, un baile en Rio
la recepción en la mansión del Duque y la Duquesa de Windson
vistos en la salita del apartamento miserable.
La película terminó sin el beso final.
La hallaron muerta en su cama con la mano en el teléfono.
Y los detectives no supieron a quién iba a llamar.
Fue
como alguien que ha marcado el núnero de la única voz amiga
y oye tan solo la voz de un disco que le dice: WRONG NUMBER
O como alguien que herido por los gangsters
alarga la mano a un teléfono desconectado.
Señor
quienquiera que haya sido el que ella iba a llamar
y no llamó (y tal vez no era nadie
o era Alguien cuyo número no está en el Directorio de Los Angeles)
contesta Tú el telefono!
ESTRELAS
O céu estrelado é como uma cidade à noite
vista de um avião: as estrelas são como ruas
como supermercados iluminados/anúncios de néon
como motéis night-clubs cinemas e luzes
— brancas e vermelhas — dos carros — que vão e vêm —por estradas escuras...
e se queimam para nada
um desperdício de energia na perpétua noite
como a energia aqui embaixo perdida no vazio
em avenidas lojas cafés night-clubs motéis
cinemas uma superprodução com Clark Gable!
ESTRELLAS
Y el cielo estrellado es como una ciudad de noche
vista desde un avión: las estrellas son como calles
como supermercados iluminados/ anúncios de néon
como moteles night-clubs cines y luces
— blancas y rojas — de los carros — que van y vienen —por carreteras oscuras...y se queman para nada:
un derroche de energía en la perpetua noche
como la energia aquí — abajo perdida en el vacío en avenidas tiendas cafés night-clubes moteles
cines son una superproducción de Clark Gable!
O CÂNTICO DOS CANTOS
Tradução de Antonio Miranda
— Amada,
teu ventre tem cheiro de terra recém aberta e a terra recém molhada.
— A sulco recém molhado por meu amado.
Toda matéria está construída com duas partículas: prótons e elétrons;os prótons são positivos e os elétrons negativos, macho e fêmea.
Um nascimento não é por acidentemas por união.
E prótons e elétrons no gás estelar estão sexuados.
Daí a evolução do universo.
Uma atração irresistívelentre partícula subatômica positiva e negativa.
Daí os átomos, as estrelas, nós.
Esta é a coesão do universo.
Amor essencial!
Essencial que estás no coração do universo!
Atração que gerou todas as coisas.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O universo inteiro é uma boda.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Pedaço de matéria estelar, um átomo teu é como um sistema solar, e teu corpocomo um sistema de galáxias com milhões de sóis.
A atração.
A atração.
Os elétrons giram dentro dos átomos,os satélites giram arredor dos planetas,os planetas arredor da galáxia arredorde um centro de gravidade comum.
A gravidade que move o sol e todas as estrelas.
(Ernesto Cardenal. Cántico cósmico. Managua: Nueva Nicaraguas, 1989).
De
ERNESTO CARDENAL
ANTOLOGIA POÉTICA
Seleção e tradução de
De
ERNESTO CARDENAL
ANTOLOGIA POÉTICA
Seleção e tradução de
Paulo de Carvalho Neto
Rio de Janeiro: Salamandra, 1979
SOMOZA INAUGURA A ESTÁTUA DE SOMOZA NO
ESTÁDIO SOMOZA
EPIGRAMA 2
Não é que eu pense que o povo me erigiu esta estátua
porque eu sei melhor que vós que eu mesmo a ordenei.
Nem tampouco pretenda passar com ela à posteridade
porque eu sei que o povo a derrubará um dia.
Rio de Janeiro: Salamandra, 1979
SOMOZA INAUGURA A ESTÁTUA DE SOMOZA NO
ESTÁDIO SOMOZA
EPIGRAMA 2
Não é que eu pense que o povo me erigiu esta estátua
porque eu sei melhor que vós que eu mesmo a ordenei.
Nem tampouco pretenda passar com ela à posteridade
porque eu sei que o povo a derrubará um dia.
•
Nem que tenha querido erigir-me a mim mesmo em vida
o monumento que morto não me erigireis vós.
Erigi esta estátua porque sei que a odiais.
EPIGRAMA 3
A Guarda Nacional anda caçando um homem.
Um homem espera esta noite chegar à fronteira.
O nome desse homem não se sabe.
Há muitos outros homens enterrados numa cova.
A quantidade e o nome desses homens não se sabe.
Nem se sabe o lugar nem a quantidade de covas.
A Guarda Nacional anda caçando um homem.
Um homem espera esta noite sair de Nicarágua.
EPIGRAMA 4
Desperta-se com tiros de canhão
na manhã cheia de aviões.
Parece revolução
mas é o aniversário do tirano.
POR QUE ME ABANDONASTE?
Salmo 21
Meu Deus meu Deus por que me abandonaste?
Sou uma caricatura de homem
o desprezo do povo
Riem de mim em todos os jornais
Rodeiam-me os tanques blindados
estou sendo apontado pelas metralhadoras
e encerrado em cercas de arame farpado
as cercas eletrificadas
Todo dia me fazem chamada
Tatuaram-me um número
Fotografaram-me dentro da cerca
e é possível contar meus ossos
como numa radiografia
Levaram-me todos os documentos de identidade
Conduziram-me nu ante a câmara de gás
e se compartiram minhas roupas e meus sapatos
Grito pedindo morfina e ninguém me ouve
grito sob a camisa de força
grito a noite inteira no asilo de doidos
na sala dos doentes incuráveis
no corredor dos enfermos contagiosos
no asilo de velhos
agonizo banhado de suor na clínica do psiquiatra
afogo-me na câmara de oxigênio
choro na delegacia
no pátio da prisão
no quarto de torturas
no orfanato estou contaminado de radioatividade
e ninguém se aproxima para não se contagiar
Mas eu poderei falar de Ti aos meus irmãos
Eu Te elevarei na reunião de nosso povo
Ecoarão os meus hinos no meio de um grande povo
Os pobres terão um banquete
O nosso povo celebrará uma grande festa
O povo novo que vai nascer
Página ampliada e republicada em fevereiro de 2009
Nem que tenha querido erigir-me a mim mesmo em vida
o monumento que morto não me erigireis vós.
Erigi esta estátua porque sei que a odiais.
EPIGRAMA 3
A Guarda Nacional anda caçando um homem.
Um homem espera esta noite chegar à fronteira.
O nome desse homem não se sabe.
Há muitos outros homens enterrados numa cova.
A quantidade e o nome desses homens não se sabe.
Nem se sabe o lugar nem a quantidade de covas.
A Guarda Nacional anda caçando um homem.
Um homem espera esta noite sair de Nicarágua.
EPIGRAMA 4
Desperta-se com tiros de canhão
na manhã cheia de aviões.
Parece revolução
mas é o aniversário do tirano.
POR QUE ME ABANDONASTE?
Salmo 21
Meu Deus meu Deus por que me abandonaste?
Sou uma caricatura de homem
o desprezo do povo
Riem de mim em todos os jornais
Rodeiam-me os tanques blindados
estou sendo apontado pelas metralhadoras
e encerrado em cercas de arame farpado
as cercas eletrificadas
Todo dia me fazem chamada
Tatuaram-me um número
Fotografaram-me dentro da cerca
e é possível contar meus ossos
como numa radiografia
Levaram-me todos os documentos de identidade
Conduziram-me nu ante a câmara de gás
e se compartiram minhas roupas e meus sapatos
Grito pedindo morfina e ninguém me ouve
grito sob a camisa de força
grito a noite inteira no asilo de doidos
na sala dos doentes incuráveis
no corredor dos enfermos contagiosos
no asilo de velhos
agonizo banhado de suor na clínica do psiquiatra
afogo-me na câmara de oxigênio
choro na delegacia
no pátio da prisão
no quarto de torturas
no orfanato estou contaminado de radioatividade
e ninguém se aproxima para não se contagiar
Mas eu poderei falar de Ti aos meus irmãos
Eu Te elevarei na reunião de nosso povo
Ecoarão os meus hinos no meio de um grande povo
Os pobres terão um banquete
O nosso povo celebrará uma grande festa
O povo novo que vai nascer
Página ampliada e republicada em fevereiro de 2009
POR FAVOR CONFERIR:
http://www.bnb.df.gov.br/bip/index.php?option=com_content&view=article&id=68:ernesto-cardenal&catid=45:poetas-convidados
Recebemos de Leo Lobos
Leo Lobos
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http://www.bnb.df.gov.br/bip/index.php?option=com_content&view=article&id=68:ernesto-cardenal&catid=45:poetas-convidados
Recebemos de Leo Lobos
Leo Lobos
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