terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


SHOW GELSON OLIVEIRA

Quarta, 3 de fevereiro de 2010
21:30 - 23:00


Localização:
Cinemathèque



Descrição
Dia 3 de fevereiro o Festival Cantautor continua no Cinemathèque com show de Gelson Oliveira que, lança seu disco Tridimensional contando com as participações de Paulo Moura e Marisa Rotenberg.


Gelson é, acima de tudo, um excelente cantor. Começou sua carreira musical aos 14 anos, quando fingia ir dormir e saía pela janela do quarto para cantar em bailes quando morava em Gramado e voltava quietinho pra não acordar seus pais um pouco antes da hora de ir pra escola. Um dia sua mãe o surpreendeu saindo, relutou mas acabou sendo convencida a deixá-lo exercer sua paixão pela música. De crooner, Gelson passou a ser compositor de suas próprias músicas. Achou os termos certos, as notas mais adequadas aos seus sentimentos.

Um dia o saxofonista e clarinetista Paulo Moura, que também é compositor e arranjador, enfim um músico incrível, viu Gelson cantando num festival de cinema de Gramado e o convenceu a vir para o Rio estudar música na Escola Villa Lobos, concedendo-lhe uma bolsa.Gelson, que não tinha recursos para a passagem, nem mesmo de ônibus, veio de carona, dormindo em rede debaixo de caminhões em postos de gasolina. Mais uma grande aventura em nome da música.Aqui no Rio ficou na casa de parentes e abriu um leque de amizades no meio musical.
Gravou muitos jingles, trabalhou com Ivan e Lucinha Lins, fez a música tema e outras do filme O Sonho Não Acabou de Sérgio Resende. Depois voltou pra Porto Alegre, gravou seu primeiro disco. Foi chamado pra abrir um show de Gilberto Gil no Gigantinho e ganhou o cantautor baiano, que participou de seu disco Imagem das Pedras, assim como Paulo Moura.
Esse disco lhe rendeu o Prêmio Sharp (depois Tim) de Revelação da MPB .

Gelson é um de meus melhores amigos. Uma pessoa que me conhece muito bem.Foi em sua companhia que fui a primeira vez para a Europa. Ensaiamos várias semanas o show Saídas e Bandeiras, que estreou no Teatro da Reitoria da UFRGS em Porto Alegre, em meio de 1994, para um público de 1.600 pessoas. Depois passamos por Floripa, São Paulo antes de embarcarmos para a Bélgica.Nesse primeiro ano permanecemos 6 meses e realizamos 44 apresentações em cidades da França, Suíça, Italia, Austria e Alemanha.Voltamos algumas vezes juntos para shows no continente europeu. Outras vezes Gelson foi com sua banda, em duo com o trombonista Julio Rizzo e em shows solo.

Seu mais novo trabalho fonográfico, Tridimensional, que está sendo lancado pelo meu selo, recebeu altos elogios de seu parceiro Gilberto Gil que escreveu um lindo texto que termina assim:

" Agora, Gelson lança mais um disco feito com alguns dos seus incontáveis amigos músicos e admiradores da cena portoalegrense.
Mais uma série elegante de suas composições tão sóbrias e vibrantes quanto envolventes e cativantes.
Vai aqui o meu afetuoso entusiasmo para com mais este generoso presente que o meu querido irmão nos regala.”

Gelson e Paulo Moura já tocaram algumas vezes juntos ao vivo. Além das canções cantadas os dois devem fazer algum tema instrumental
Com Marisa Gelson fez recentemente a música É Tanta Água feita por encomenda de Gisele Bündchen para abrir os seus sites e integrar a campanha de sua ONG Água Limpa.
Os dois cantarão essa música no show.

A notícia saiu ontem na coluna Abalo de Sacarlet Moon no caderno Zona Sul do Globo.Portanto preparem seus corações para as emoções que vão rolar no encerramento do Festival Cantautor dia 3 de fev no Cinemathèque.

Quem quiser participar da lista amiga para o show de Gelson,
por favor envie os nomes para a
apaula2009@hotmail.com


Cinemathèque
R. Voluntários da Pátria, 53 - Botafogo
- Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2266-1014

Visite:

http://www.myspace.com/oliveiragelson


Recebemos de:

Antonio Villeroy


Visite:

http://acameraquefilma.blogspot.com

------------------------------------------------------------------------------------------------