segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Lançado

O PÓ DAS PALAVRAS
de Claufe Rodrigues


3 poemas do livro:

APRENDIZADO
para meu pai

Caiu no mar tem que nadar
murmurava meu pai marinheiro
tirando um bagre do anzol
um cigarro do bolso traseiro
Eu, sabedor de nada
azeitava o eixo do sol
sonhando um dia conquistar
o meu lugar à sombra
E o mar era tão grande!
E a minha imaginação
tamanha
quebrava além da arrebentação
no redemoinho de uma música
estranha
Anda moleque, recolhe a rede
carrega o peixe pra tua mãe cozinhar
Era o pai me fisgando com o olhar
E eu seguia suas pegadas
pelos caminhos de areia
ouvindo as ondas a murmurar
como o canto de uma sereia:
Caiu no mar tem que nadar...
Caiu no mar tem que nadar...




INTERROGAÇÕES

Você me pergunta
“o que é poesia?”
E eu tento explicar
com meias palavras
esta luz que amanhece do nada
na parede caiada de breu.
Será poesia o duende na mata
dançando com a mula mulata
e o padre judeu?
O vento que apruma
o cabelo da musa
e perfuma de encantos
o coração do plebeu?
O leite de cabra nos pomares de Eva?
O dente de cobra no pomo de Adão?
Obra e manobra, benção e maldição?
Inspiração, graxa na sintaxe?
O vôo do avião, o aceno de mão
o domingo no parque?
Posso afirmar
correndo o risco de me tornar petisco de crítico
que poesia é chuva que madruga
mandinga para ruga
o contrário de prosa
arte e navegação.
Negação.
Poesia é quando o ritmo reverbera
na vértebra do leitor
é quando dois corpos se encaixam
na engrenagem do amor.
Ou ainda, na berlinda, a poesia:
brinquedo para enganar o tempo
segredo para vencer o tédio
arremedo da infância
que um dia você esqueceu
na garagem do seu prédio.


ENCHENTE

Sou metade de tudo que já me aconteceu
a outra metade se perdeu
assim vou sendo sempre metade
a transbordar de vida nova
a cada enchente.
Eu sou a minha cidade
juntando os cacos
acidente após acidente.



Visite:

http://www.clauferodrigues.com/

No site as fotos do lançamento de O pó das palavras e também a primeira das dez músicas da série que vai ser postada, uma a uma, toda sexta-feira, no site (na primeira vez, tem que passar o mouse abaixo das figuras, onde aparecem os links).

-------------------------------------------------------------------------------------------------